Crítica: O Bestiário de José Paulo (dir. Celso Brandão) | Alagoar
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Fonte: imagem divulgação |
Texto: Leonardo Hutamárty. Revisão: Larissa Lisboa.
A temática das tradições da cultura popular brasileira sempre foi cara a Brandão. Desde a sua contribuição ao superoitismo alagoano, a partir dos anos 1970, até o presente curta, ele tem procurado fotografar e registrar os artistas que encarnam o “gênio criativo”, as obras de tais artistas e as manifestações da cultura material de um determinado povo; e sempre com um olhar “catalogante”, articuladamente fotogênico. Essa busca por uma documentação não poderia ser ocasional: há o paradigma de identificação evidente na sua pesquisa (um gosto pessoal). Dado que não é preciso tanto esforço para se saber da existência – da riqueza numérica, da diversidade qualitativa – dos artistas populares (das artes plásticas, do artesanato, da música e do teatro) que permeiam a nossa região. Não apenas aqui, é que vemos Celso Brandão propor um cinema de...mais
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